Monday, April 23, 2007

Texto Critico


Estava eu um dia sem fazer nada, quando me pus a pensar qual seria o meu escritor preferido. O primeiro nome que me veio à cabeça foi J. K. Rowling, a tão falada autora da série de livros Harry Potter. É sem dúvida nenhuma uma autora que sabe o que é necessário um livro ter para se tornar num best-seller, amor, comédia, ficção, um herói, o seu inimigozinho de estimação, entre outras coisas. Ela fez de um miúdo com uma cicatriz na testa um herói mundial. Quem diria!
Veio-me então à cabeça outro autor, Dan Brown, amado por uns, desprezado por outros. A única coisa que eu sei é que ele é sem dúvida um mestre a criar suspense. Ele conseguiu pôr o mundo cristão às avessas e indignar toda a gente com o livro “Código Da Vinci”. Mas eu, quando o li, perguntei a mim mesmo o porquê daquilo ter acontecido, pois é um excelente livro. Eu acho que quase toda gente se apercebe de que a história é ficção, mas ainda assim é caso para dizer, não brinquem com a Igreja. Ou será ele uma espécie de Da Vinci que deixa mensagens escondidas nas suas obras de arte, fica dúvida?
Quanto à sua maneira de escrever só retirei um aspecto, de vez em quando entusiasma-se e dá à sua narração ficção a mais do que será normal neste género literário.
Que mais se pode dizer acerca destes escritores, é que são excelentes, cada um com a sua maneira de escrever, ambos autores de vários best-sellers. Espero que eles nos voltem a surpreender mais e mais vezes com livros escritos de fresco para poderem alimentar a imaginação de todos os leitores deste mundo.

No comments: